Minicursos
Minicurso 1: dias 18, 19, 20 e 21 de setembro – 08h00
– Prof. André Ary Leonel (UFSC)
Título: Novos Métodos de Ensino e o Potencial das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.
Resumo: O minicurso será desenvolvido em dois momentos. No primeiro momento, mais teórico e dialógico, será problematizado a presença das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na sociedade e suas implicações na educação. Episódios de séries, como Black Mirror, serão utilizados para problematizar tais implicações. O aumento exponencial do conhecimento produzido há tempo se configura como um grande desafio na educação. Não é possível ensinar tudo a todos! Pesquisas têm apontado as contribuições da integração das TDIC para o enfrentamento deste e outros desafios na contemporaneidade. Quais são as expectativas e desafios para a promoção desta integração? Quais conhecimentos e posturas são desejáveis para uma
integração crítica e criativa destas tecnologias nas práticas educativas? Após problematizações e diálogo em torno destas questões, no segundo momento do minicurso, os participantes serão instigados e orientados a planejar estratégias didático-metodológicas, para a abordagem de temas específicos, com apoio de diferentes TDIC, algumas delas exploradas ao longo do minicurso.
==========================================
Minicurso 2: dias 18 e 19 de setembro – 08h00
– Prof. Celso Sanchez Pereira
Título: Decoloniedade do Saber.
Resumo: Aguarda Informações do Ministrante.
==========================================
Minicurso 3: dias 20 e 21 de setembro – 08h00
– Prof. Tiago Emanuel Klüber (UNIOESTE)
Título: Uma introdução à análise qualitativa com o software Atlas T.i.
Resumo do dia 18/09: Neste minicurso serão abordados aspectos introdutórios à análise qualitativa de dados assistida pelo software Atlas t.i, enfatizando: 1) limites e possibilidades da análise assistida por software; 2) ferramentas básicas; 3) arquivos suportados; 4) documentos primários; 5) organização de documentos; 6) codificação direta; 7) codificação indireta; 8) categorização; 9) relatórios de análise. Esses aspectos serão desenvolvidos e discutidos no interior de uma prática analítica, visando esclarecer, por intermédio dela, o trabalho técnico e conceitual envolvido.
Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa. Pesquisa Educacional. Atlas t.i.
OBS: Para a participação deste minicurso, será necessário que cada participante utilize seu próprio notebook. Mais informações ao fim das inscrições.
==========================================
Minicurso 4: dias 20 e 21 de setembro – 08h00
– Prof. José Carlos Cifuentes
Título: A história e filosofia da ciência na formação de professores e sua transposição para a sala de aula.
Resumo: Neste minicurso será apresentada a “floresta do conhecimento científico” na acepção de Einstein salientando sua componente dinâmica, componente que precisa da história e filosofia da ciência para seu estudo e desenvolvimento. A dinamicidade das ideias científicas é evidenciada através de sua gênese e evolução mais do que na “rigidez” de sua con-solidação científica, e o acesso a essa componente dinâmica potencializa-se com o aprimoramento de capacidades como a intuição e a imaginação no campo da ciência. Para ilustrar a importância pedagógica dessa dinamicidade, serão analisados dois exemplos paradigmáticos: a evolução da teoria atômica e a conceitualização do infinito nas ciências naturais e na matemática.
==========================================